quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Você não está vendo

Embaixo da sombra desta árvore frondosa, estamos nós. Faz sol, está quente como só poderia estar num dia de verão em Porto Alegre. Somos vários tenistas com suas esposas, filhos e amigos. Estamos comendo um churrasco assado sob a proteção da árvore, conversamos, nos divertimos. Tudo por causa do tênis. Por causa da quadra pública da Praça La Hire Guerra, na zona norte da capital. 
Você não está vendo a cena, mas ela existe. 

Está na memória minha, do Fernando, do Felipe, do Nico, do Renato, do Cezar, do Rodrigo, do Gabriel, do Alexandre, do Allan, do Ademir, do André, do Ribas, do Anderson, do Lucas, do Luciano, do Gilberto... Está na lembrança dos dias que passamos praticamente inteiros na praça desfrutando do ar livre e jogando tênis. 

Isso foi até o ano passado, quando o Osmar Ribas ainda era o professor responsável pela quadra da La Hire. Neste período, a manutenção era constante e o espaço tinha sempre a presença de alunos de tênis e de jogadores. Todos nós ajudávamos no serviço de conservação e usávamos o equipamento. Quando o Ribas deixou o local para se dedicar ao clube de tênis de Esteio, na Grande Porto Alegre, iniciou a decadência. O nosso grupo de tenistas foi abandonando a La Hire por não haver mais uma pessoa que agregasse a turma, como fazia o Ribas. 

Até tentamos, mas não houve receptividade por quem ficou ocupando a quadra. Da última vez que tentamos, o cabo de aço que sustenta a rede estava arrebentado, no chão. A tentativa de arrumar foi frustrada.

Hoje o Tênis de Rua foi até a La Hire para ver como está a quadra. 

Não havia ninguém jogando. 

A rede parece que até foi arrumada. Mas com uma gambiarra, como se diz, para sustentar o cabo partido, como mostra a foto. 
A quadra não estava limpa, dando sinais de que há semanas não via uma vassoura e uma pá. Nos cantos, a vegetação vai crescendo, o que antes não ocorria. 
O saibro está seco demais e parece que o ítem 6 da placa, molhar a quadra, só ocorre quando chove. 


Dias que foram e que virão

Dá saudades. Ver a quadra meio jogada também dá um certo desgosto. Ela é da comunidade. Porém, parece que a 'comunidade' que hoje lá vai, não vê que uma quadra de saibro pública é uma preciosidade que deve ser tratada com atenção e dedicação, como fazíamos. 

Esperamos que isso mude e estamos dispostos a contribuir. 

Afinal, somos tenistas. 

Onde

A praça Desembargador La Hire Guerra está localizada em zona nobre de Porto Alegre, entre as ruas José Antônio Aranha, Gen. Nestor Silva Soares, Cel. Armando Assis e Osório Tuyuty de Oliveira Freitas, no bairro Três Figueiras, perto do shopping Iguatemi. Há uma associação dos moradores que, segundo o Osmar Ribas, é responsável pelo cuidado com os equipamentos do local que, como parque público, está sob administração da Secretaria do Meio Ambiente da capital. 

Um comentário:

  1. Eu sinto falta de como eram nossos dias, nossos divertimentos e nosso esporte. Pena que hoje quem por lá "trabalha" não consegue ser profissional e dar uma atenção ao ambiente que está castigado e sofrido. E ainda por cima afugentou os tenistas do grupo com sua cara mal humorada e sempre retirando a rede da quadra para ninguém jogar.

    ResponderExcluir