terça-feira, 27 de março de 2012

Entre os neurônios e o coração

Momento delicado em uma partida de tênis.

O jogador está pressionado.

Nesses instantes é necessário encontrar algo que seja um ponto de apoio para a concentração e a confiança.

Ele agradeceu ao céu


Andy Roddick olhou para o alto e pareceu agradecer aos santos, à força mística, a Deus, a si mesmo ou a quem somente ele sabe, a vitória de ontem sobre Roger Federer no ATP 1000 de Miami.


O atual número 34 do ranking jogou com coragem para bater o número 3, favorito na partida. Esta foi a terceira vitória de Roddick sobre o suíço, que já venceu o norte-americano 24 vezes.


Entre os neurônios e o coração

Roddick venceu porque errou menos e levou Federer à pressão.

E por que, tennis lover?

Porque no terceiro set, Andy, que havia perdido o segundo por 1/6, sentia que precisava dominar as ações e ao mesmo tempo não se deixar ser dominado. O suíço tem mais recursos, o norte-americano tinha uma estratégia.

No game em que quebrou o serviço de Federer, Roddick agrediu o saque do adversário com força nos golpes e uma determinação incomum até o momento na partida. Gerou pressão emocional sobre Roger Federer que decidiu mal, muito mal as subidas na rede e levou duas passadas decisivas. Subir à rede é justamente uma tentativa de encurtar os pontos pressionando ou devolvendo pressão.

Naquele lugar, entre os neurônios e o coração, Andy mexeu com Federer.

E o mundo do tênis sabe o quanto Federer lida mal quando se sente dominado. Ele gosta é de mandar na partida, não o contrário.

Esta atitude de Andy Roddick somada ao bom desempenho dele nas trocas do fundo e no serviço o levaram às oitavas na Flórida

Para copiar


Após a derrota, Federer declarou:


"Eu me sinto como se tivesse perdido para um ex-número 1 e não para um cara ranqueado entre os 30 do mundo. Estou feliz de ver Andy jogar tão bem. Ele é um grande campeão. Aproveitem enquanto tiverem ele." Roger Federer





Esta é uma demonstração pública de respeito ao adversário, que é colega de profissão e antes de mais nada, é uma pessoa e, como tal, merece ser tratada com educação e reconhecimento.

A postura de Federer na derrota e a coragem de Andy Roddick na vitória merecem, e devem, ser copiadas.

fonte: IG Esporte, AdelaideNow
fotos: AdelaideNow, Timesonline, Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário