segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Não temos panfletos, temos raquetes

Tennis lover, nós, que somos tenistas devotados ao convívio sadio entre nossos iguais na comunidade, somos por isso defensores de uma ideia, mesmo que não tenhamos consciência imediata dela. 


Somos democráticos. 


Vivemos, na quadra pública de tênis, o exercício das virtudes cidadãs, respeitando-nos em nossas diferenças e contribuindo para o crescimento mútuo por meio do gentil esporte que é o tênis.

Somos livres porque damos liberdade.

É assim que nós a preservamos.

Nossa La Hire Guerra


O que é de todos, é de ninguém, mas é de todos.
Compreendeu?

Não pode ser particularizado.

Nós, que sempre usamos a quadra da La Hire, ajudando inclusive em sua preservação, conhecemos a importância que é para nós e para todos os que gostam de tênis ter um espaço tão agradável e livre para jogar.

É a praça, espaço do povo, que somos nós.
Nela nos divertimos, celebramos, fazemos revoluções.

Não temos panfletos, temos raquetes.

É com elas, também, que fazemos a democracia, sendo jogadores políticos, que prezam os valores da sociedade republicana.

Esta é uma das faces essenciais do Tênis de Rua: aproveitar o que é público e defendê-lo por ser nosso. Nada pode ser mais importante.

Contribuímos e contribuiremos para alcançar este fim. Independente de ser verdadeira ou não a denúncia sobre práticas equivocadas na La Hire Guerra, nosso compromisso é ser tenista cidadão, usar o local e mantê-lo livre e adequado para a prática do tênis. Vamos cobrar democracia, mas por sermos antes agentes dela.

Questa è la libertà.

Responsa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente ao Tênis de Rua sobre a ocorrência na quadra de tênis da Praça La Hire Guerra, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.


Por meio de denúncia, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) tomou conhecimento de que a quadra de tênis pública da Praça La Hire Guerra, ou seja, de uso democrático e livre para todos, estava sendo privatizada. Conforme a denúncia, a população estava sendo impedida de usar a quadra e, só poderia fazê-lo por meio de pagamento de aulas particulares. Em ação de fiscalização realizada no dia 24 de janeiro de 2012, a Smam não constatou a dificuldade de acesso à quadra. Porém, constatou que o prédio da antiga capatazia da praça havia sido ocupado irregularmente. No local, que estava trancado com cadeado, foram encontrados rede e bolinhas de tênis, geladeira, fogão e balcão. Os objetos foram apreendidos e encontram-se na Smam para serem retirados pelo responsável. A rede e as bolinhas já foram retiradas, restando a geladeira, o fogão e o balcão. Diante do ocorrido e com o intuito de garantir o bom uso do espaço, a Smam realizará na próxima semana a entrega da permissão de uso do prédio da antiga capatazia à Associação de Moradores do Bairro Três Figueiras, que poderá usar o espaço para guardar equipamentos de tênis e outras atividades, porém, de forma democratizada. A entrega da permissão deveria ter sido feita na última quarta-feira, dia 25 de janeiro, pelo secretário adjunto André Carús. Porém, em função da forte chuva que caiu sobre Porto Alegre o ato foi adiado para a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário